Monday, April 30, 2012

Crise internacional dobra número de brasileiros que voltaram ao país

Dica de leitura da Professora Silede G.: Cliquem aqui para ler o artigo.

Fado: Património Imaterial da Humanidade!

No passado dia 27 de Novembro de 2011, o Fado foi declarado Património Imaterial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

Venha escutar a fadista Nathalie Pires no dia 14 de Maio pelas 18:00 Horas no Kennedy Center / Millennium State.  Este espetáculo é grátis!

Para mais informações, visite o site da artista




professora Raquel Leong P.

O retrocesso na legislação ambiental aprovada pelos deputados da bancada ruralista

Veta, Dilma - Leia aqui
Dica da Professora Isabel D.:
Gostaria de recomendar este "clube de leituras”. As pessoas têm que ser assinantes e é para crianças e adolescentes, mas está muito bem escrito e é auditivo também!
Tenham uma óptima semana!


Passport DC - Around the World Embassy Tour

Dica da Professora Dione P.:

When: Sat, May 5, 10am – 4pm
Where: 3000 Massachusetts Ave. Washington, DC 20008 
Description: The Embassy of Brazil will open its door to the public on May 5, 2012. Come join us and discover some of what Brazil has to offer, featuring live music, Capoeira performance and giveaways. Performance schedule coming soon. For more information, cick here.

Friday, April 27, 2012

Entrevista com Daniel Munduruku

Pessoal, sabemos que hoje é Sexta-feira, mas quando puderem, leiam esta interessante entrevista com Daniel Munduruku, ativista e Presidente do Instituto Indígena Brasileiro para Propriedade Intelectual - Inbrapi. Obrigada pela dica de leitura, Rosa T. : )

Fim-de-semana!

Feliz Sexta-feira 
   Bom fim-de-semana!


Dica de cinema da Professora Paula G. : Pessoal, assim que tiverem um tempo, assistam ao filme VIPS; é possível encontrá-lo no Youtube.




Das vantagens de ser bobo - Clarice Lispector

Clarice Lispector é uma das grandes escritoras brasileiras, seu estilo é marcado por várias características diferenciadas da maioria dos escritores. Sua linguagem literária inclui neologismos, uma percepção intimista da realidade, uma efusão de  possibilidades de sentidos e de leituras e um uso único da pontuação. Nesse texto de Clarice Lispector, a autora descreve as vantagens de ser bobo.  Você concorda com a autora?

Por Almira H.

Wednesday, April 25, 2012

Programas de Intercâmbio Estudantil


Durante as minhas semanas finais de treinamento no curso de português, é fácil perceber que o tempo passou muito rápido. Eu tenho só algumas poucas semanas antes de sair de Washington para o Brasil. E, claro, estou muito feliz por começar um trabalho no consulado em São Paulo.  Eu serei funcionária do departamento para assuntos culturais e educacionais. Eu sei que muitas pessoas não sabem exatamente o que esse departamento faz, por isso, para este post, eu decidi escrever um pouco sobre os programas de intercâmbio da minha seção, os quais são divididos em três tipos: programas para jovens, programas para estudantes e programas para profissionais de diversas áreas de atuação.
Para os jovens, o consulado tem muitas oportunidades. A começar pelo “English Access Microscholarships”, que oferece pequenas bolsas de estudo que ajudam estudantes entre as idades de 14 e 18 anos a estudar a Língua Inglesa e a desenvolver habilidades de liderança; esse programa existe em muitos países e tem 44.000 participantes em todo mundo desde 2004.  Para mais informações, visitem este site
Uma das áreas de grande responsabilidade da seção de assuntos públicos é a de “Educational Advising”, em português, “Aconselhamento Educacional,” na qual os funcionários do consulado podem aconselhar estudantes que querem estudar nas universidades americanas.  O consulado pode ajudar os estudantes a escolher universidades, pode ajudá-los a fazer as inscrições para admissão e também a pedir bolsas de estudo. Para os estudantes que têm muitas qualificações, mas precisam de ajuda com o pagamento da inscrição, o consulado oferece pequenas bolsas de estudo chamadas “Opportunity Scholarships.”  Para mais informações, visitem o site.
O programa “National Youth Science Camp” é um programa de Verão que leva estudantes que têm talento para as ciências, para estudar no estado de West Virginia por cinco semanas.  Eles aprendem muito sobre diferentes tipos de ciências e também têm a oportunidade de participar de muitas atividades ao ar livre. Para mais informações, visitem o site.
Finalmente, o maior programa do consulado para os jovens é o “Young Ambassadors” que significa, em Português, Jovens Embaixadores, que reconhece os esforços de estudantes do sistema público de educação brasileiro. 
Todo ano, o consulado seleciona 35 estudantes que possuem boa personalidade e que são excepcionais em termos acadêmicos, em inglês ou em serviços prestados à comunidade. E, a partir disso, o consulado os envia para os Estados Unidos por três semanas.  Eles se encontram com líderes do governo americano, como aconteceu em 2011, ano em que a secretária de estado Hillary Clinton compareceu à cerimônia.  Cada um deles passa duas semanas com uma família americana e freqüenta uma escola de Ensino Médio.  Esse programa é tão popular que, nos últimos anos, o consulado recebeu inscrições de milhares de estudantes.  Em resposta, o consulado começou um novo programa para os estudantes que não conseguiram admissão ao “Jovens Embaixadores”, tal programa oferece uma semana de imersão em cursos de Língua inglesa e de Cultura Americana, incluindo a celebração do dia 4º de julho, o Dia da Independência dos Estados Unidos.
Além dos programas para os jovens, o consulado tem muitas outras iniciativas para os estudantes e os professores. O maior programa acadêmico do governo estadounidense é o programa da Fulbright. O Senador Americano J. William Fulbright, depois da segunda guerra mundial, acreditava que, para evitar uma terceira guerra mundial, os EUA deveriam criar oportunidades de intercâmbio internacional. Ele achava que a falta de entendimento internacional era a maior causa de conflitos no mundo.  Ele propôs um programa, no qual pessoas de outros países poderiam estudar, ensinar e pesquisar nos EUA e os americanos poderiam também estudar, ensinar e pesquisar no exterior.  Nas últimas décadas, os participantes de intercâmbios da Fulbright têm se tornado líderes no mundo acadêmico, incluindo 43 que venceram o Prêmio Nobel e 29 que serviram como chefes de estado. No Brasil, nós temos uma comissão binacional que administra a Fulbright. Visite o site da Fundação para obter mais informações.
Também, tendo os estudantes como principal foco, a missão dos EUA no Brasil tem programas para estudantes que querem freqüentar as faculdades comunitárias americanas e também para aqueles que querem estudar assuntos relacionados aos Estados Unidos nas universidades brasileiras. Com essa variedade de programas, existem oportunidades para todos os tipos de estudantes do Brasil.
O último programa de intercâmbio internacional, que é administrado pelo consulado em São Paulo, é o programa de visitantes internacionais IVLP, essa iniciativa busca estudantes do Brasil com espírito de liderança e os envia para se encontrar com jovens americanos que atuam no mesmo campo de conhecimento.  Tal programa tem conseguido promover o desenvolvimento de grandes lideranças em todo o mundo por décadas.O programa acontece durante três semanas e une pessoas de diferentes países. Os participantes visitam Washington-DC e, pelo menos, mais dois outros estados americanos. Eles se encontram com líderes dos EUA para compartilhar idéias e experiências. Muitos alunos do IVLP têm conseguido avançar profissionalmente, assumindo posições e cargos elevados em seus países.  Atualmente, 51 alunos do IVLP são chefes de estado ou chefes de governo, um exemplo disso, a Presidente Dilma Rousseff do Brasil.
Depois de todos esses programas, o consulado preserva os vínculos estabelecidos com os participantes, que se tornam “alumni”. Existem várias oportunidades para os “alumni”, resultado dessa interação com os Estados Unidos. A ligação que se forma, durante o intercâmbio, transforma-se num sentimento de amizade permanente.

Por Danna V.B.

Monday, April 23, 2012

Sinatra e Jobim

Queridas e Queridos,

Para comerçarmos a semana com o pé direito, sugiro que assistam a este maravilhoso duo, Frank Sinatra e Tom Jobim cantando "Garota de Ipanema" e outros grandes sucessos da Bossa Nova.

Abraços,

Professora Maria P.




Mia Couto lançou na passada sexta-feira, em Maputo, o romance " A confissão da Leoa"




Biografia: António Emílio Leite Couto, um dos escritores Africanos mais importantes e o autor Moçambicano mais traduzido, nasceu na Beira, Moçambique em 1955. Publicou os primeiros poemas no "Notícias da Beira", com 14 anos. Em 1972, deixou a Beira  e partiu para Maputo para estudar Medicina. A partir de 1974, começou a fazer jornalismo, tal como o pai. Com a independência de Moçambique, tornou-se director da Agência de Informação de Moçambique (AIM). Dirigiu também a revista semanal "Tempo" e o jornal "Notícias de Maputo". Em 1985 formou-se em Biologia pela Universidade Eduardo Mondlane em Maputo.


Foi também durante os anos 80 que publicou os primeiros livros de contos. Estreou-se com um livro de poemas, "Raiz de Orvalho" e depois dois livros de contos, "Vozes anoitecidas" e "Cada Homem é uma Raça".  Em 1992 publicou o seu primeiro romance, "Terra Sonâmbula". A partir de então, apesar de conciliar as profissões de biólogo e professor, nunca mais deixou a escrita. Outros livros do autor incluem: "Estórias Abensonhadas", "A Varanda do Frangipani", "Vinte e Zinco", "Contos do Nascer da Terra" , "Mar me quer" , "Na Berma de Nenhuma Estrada e outros contos", "O Gato e o Escuro", "O Último Voo do Flamingo" ,  "Um Rio Chamado Tempo, Uma Casa Chamada Terra", "O Fio das Missangas",  "Venenos de Deus, Remedios do Diabo", “Pensageiro Frequente” e “A Confissão da Leoa”.


professora Raquel Leong P.



Friday, April 20, 2012

Wednesday, April 18, 2012

Pluralidade Cultural - Índios no Brasil

Oi, pessoal, tudo bem? A saudação "oi" tem origem indígena e amanhã, dia 19 de Abril, comemora-se o Dia do Índio. Vocês sabiam que, antes da chegada do "homem branco"existiam de 3 a 4 milhões de índios espalhados pelos quatro cantos do país? Atualmente, os índios representam apenas 0,3% da população brasileira. Triste, muito triste! Sugerimos que assistam à esta sequência de vídeos e aprendam mais sobre a riqueza desta cultura milenar e também sobre os conflitos enfrentados pelas civilizações indígenas que sobreviveram a anos de exploração. 

Pausa para a poesia - Erro de português


Quando o português chegou
Debaixo duma bruta chuva
Vestiu o índio
Que pena! Fosse uma manhã de sol

O índio tinha despido
O português



(Oswald de Andrade)


Algumas boas dicas de leitura da professora Maria P.


O cacique do século XXI
Índio é gente 
Nomes e Expressões indígenas






Tuesday, April 17, 2012

Visita a Moçambique!


E a propósito de viagens virtuais…  Que tal visitarmos o maravilhoso Parque Nacional da Gorongosa em Moçambique? Aliás, a National Geographic referiu-se a este parque como, “Africa’s Lost Eden”.  Visitem e desfrutem!  
professora Raquel Leong P.

Foto:  Cortesia de Francisco Leong  

Visita a alguns Monumentos de Portugal

A professora Fatima D. acaba de enviar-nos esta maravilhosa dica. Que tal seria fazer (vitualmente) uma visita a Portugal, mãe e pai da diversa e rica Cultura Lusófona?






Tenham uma boa viagem! 




Crítica - Corrupção no Brasil





Transcrição do vídeo

Fala sério! – Peteleco da Viola
Fala sério!  Que eu não sou Valério, eu não sou Delubio e nem tenho distúrbio mental.
Fala sério!  Que eu não sou menino, não sou Severino, nem recebo propina mensal.
Fala sério!  Lá o tempo está feio e a bomba do correio explodiu no planalto no Planalto Central.
E o eleitor com cara de babaca, votou no panaca que só fez promessa.
Os deputados que enganaram a gente, cace os delinqüentes que roubaram à beça.
Só caixa dois no bolso deles que interessa, fala sério!
Fala sério!  Disse seu Aladino, eu não sou Genuíno nem sou Jefferson amigo da onça
Fala sério!  Corrupção matreira quem tem Silvio Pereira não precisa de Duda Mendonça
Fala sério!  Até o índio reclama que a culpa é do IBAMA, mas o INCRA acusa a FUNAI (aquele jogo de empurra).
Fala sério!  Qual é o critério pra tanto mistério e a terra do índio não sai.
A Amazônia não é quintal do mundo, pra nenhum vagabundo vir jogar seu lixo.
Não é lugar pra ser fazer queimada nem matar onça pintada ou qualquer outro bicho.
(E o mensalinho manauara é muito lixo, fala sério!)
Fala sério!  É tanto absurdo, Maluf negou tudo com habeas corpus na cara de pau.
Fala sério!  Cadê o traficante e a grana do flagrante que sumiu das mãos da federal.
E o Costa Neto se deu bem de vez, 30 mil por mês ele recebia.
Renunciou para num ser caçado e deram pro safado aposentadoria.
Quem foi que disse que o Lula não sabia, fala sério!
Fala sério!  De olho no Valério acabou o mistério com escândalos dos mensalões.
Fala sério!  Se não há critério neste ministério de falcatruas e armações.
Pra mim é PT saudações.
Prendam todos os ladrões, fala sério!


Glossário: 
Lista de políticos envolvidos em escândalos políticos e crimes:
Valério
Delubio
Severino
Genuíno
Jefferson
Silvio Pereira
Duda Mendonça
Maluf
Costa Neto

Professora Carla H. e Professora Laudeci

Monday, April 16, 2012

Exposição homenageia Elis Regina no Centro Cultural São Paulo

Elis Regina foi e é uma das grandes divas da música brasileira. Acabo de assistir a este vídeo que, entre outras coisas, diz que há uma exposição em Sampa para homenageá-la. Lindo, Elis bem que merece a homenagem!

Até breve!


Professora Laudeci.

Como posso me vestir no Brasil?

Olá a todas/os! Eu gostaria de recomendar os links abaixo sobre o que podemos vestir no Brasil. 










Abraços,

Professora Almira


An Art Scene Expands Beyond the Elite

Oi, pessoal, tudo bem? Começamos a nossa semana com uma dica de leitura da professora Silede G para aqueles que vão para São Paulo. É muito bom saber que novas galerias de arte estão sendo abertas na cidade, e que toda a população poderá visitá-las.Tenham uma excelente segunda-feira!

Friday, April 13, 2012

Relive Moments From Mozambique

Fish! Acabo de receber uma dica muito boa do estudante Brian K., trata-se de um episódio do programa "No Reservations" em Moçambique.

Quem se importa?


Pessoal, achei este documentário muito interessante, é um trabalho da Diretora Mara Mourão, o nome do documentário é 'Quem se importa' e estréia hoje em São Paulo. Tomara que venha logo para Washington - DC.
Por Dione P.

Novela - Insensato Coração

Oi pessoal, tudo bem? Que legal, hoje é sexta-feira! Para o fim-de-semana, nós da Seção de Português gostaríamos de sugerir que vocês assistissem a alguns capítulos da novela Insensato Coração; há inúmeros disponíveis no Youtube. Além de serem divertidas, as novelas trazem muitos coloquialismos interessantes e isso será excelente para o enriquecimento de seu vocabulário. 

Um viva à toda breguice e clichê!  : ) 



  
Tenham um excelente fim-de-semana!

Golpe de Estado na Guiné-Bissau.


Não deixem de ler este artigo publicado no Diário de Notícias sobre o golpe de Estado na Guiné-Bissau.
Dica da professora Graça da Cruz.


Thursday, April 12, 2012

Como envelhecer sem ficar velho


O Sol...o Sol...fonte de vida,que tanto tem sido manipulado a ponto de se criar  Heliofobia.
Assistam ao vídeo de 30 minutos sobre algumas práticas simples que fazem toda a diferença! 
Saibam que se deve comer ovos todos os dias (e  mais do que um), e que o Sol faz bem...E que dormir no escuro é fundamental...etc,etc,etc.....

Muito interessante!!!

Por Isabel D.

Pá, Pá, Pá (Pois sim, e Pois não)

A professora Paula G. acaba de enviar-me um texto super bacana de um de seus escritores favoritos, Luís Fernando Veríssimo. Divirtam-se! 

      A americana estava há pouco tempo no Brasil. Queria aprender o português depressa, por isto prestava muita atenção em tudo que os outros diziam. Era daquelas americanas que prestam muita atenção.
     Achava curioso, por exemplo, o "pois é". Volta e meia, quando falava com brasileiros, ouvia o "pois é". Era uma maneira tipicamente brasileira de não ficar quieto e ao mesmo tempo não dizer nada. Quando não sabia o que dizer, ou sabia mas tinha preguiça, o brasileiro dizia "pois é". Ela não agüentava mais o "pois é".
     Também tinha dificuldade com o "pois sim" e o "pois não". Uma vez quis saber se podia me perguntar uma coisa.
- Pois não - disse eu, polidamente.
- É exatamente isso! O que quer dizer "pois não"?
- Bom. Você me perguntou se podia fazer uma pergunta. Eu disse "pois não". Quer dizer, "pode, esteja à vontade, estou ouvindo, estou às suas ordens..."
- Em outras palavras, quer dizer "sim".
- É.
- Então por que não se diz "pois sim"?
- Porque "pois sim" quer dizer "não".
- O quê?!
- Se você disser alguma coisa que não é verdade, com a qual eu não concordo, ou acho difícil de acreditar, eu digo "pois sim".
- Que significa "pois não"?
- Sim. Isto é, não. Porque "pois não" significa "sim".
- Por quê?
- Porque o "pois", no caso, dá o sentido contrário, entende? Quando se diz "pois não", está-se dizendo que seria impossível, no caso, dizer "não". Seria inconcebível dizer "não". Eu dizer não? Aqui, ó.
- Onde?
- Nada. Esquece. Já "pois sim" quer dizer "ora, sim!". "Ora se aceitar isso." "Ora, não me faça rir. Rá, rá,rá."
- "Pois" quer dizer "ora"?
- Ahn... Mais ou menos.
- Que língua!
     Eu quase disse: "E vocês, que escrevem 'tough' e dizem 'tâf'?", mas me contive. Afinal, as intenções dela eram boas. Queria aprender. Ela insistiu:
- Seria mais fácil não dizer o "pois".
     Eu já estava com preguiça.
- Pois é.
- Não me diz "pois é"!
      Mas o que ela não entendia mesmo era o "pá, pá, pá".
- Qual o significado exato de "pá, pá, pá".
- Como é?
- "Pá, pá, pá".
- "Pá" é pá. "Shovel". Aquele negócio que a gente pega assim e...
- "Pá" eu sei o que é. Mas "pá" três vezes?
- Onde foi que você ouviu isso?
- É a coisa que eu mais ouço. Quando brasileiro começa a contar história, sempre entra o "pá, pá, pá".
     Como que para ilustrar nossa conversa, chegou-se a nós, providencialmente, outro brasileiro. E um brasileiro com história:
- Eu estava ali agora mesmo, tomando um cafezinho, quando chega o Túlio. Conversa vai, conversa vem e coisa e tal e pá, pá, pá... Eu e a americana nos entreolhamos.
- Funciona como reticências - sugeri eu. - Significa, na verdade, três pontinhos. "Ponto, ponto, ponto."
- Mas por que "pá" e não "pó"? Ou "pi" ou "pu"? Ou "etcétera”?
     Me controlei para não dizer - "E o problema dos negros nos Estados Unidos?".
     Ela continuou:
- E por que tem que ser três vezes?
- Por causa do ritmo. "Pá, pá, pá." Só "pá, pá" não dá.
- E por que "pá"?
- Porque sei lá - disse, didaticamente.
    O outro continuava sua história. História de brasileiro não se interrompe facilmente.
- E aí o Túlio com uma lengalenga que vou te contar. Porque pá, pá, pá...
- É uma expressão utilitária - intervim. - Substitui várias palavras (no caso toda a estranha história do Túlio, que levaria muito tempo para contar) por apenas três. É um símbolo de garrulice vazia, que não merece ser reproduzida. São palavras que...
- Mas não são palavras. São só barulhos. "Pá, pá, pá."
- Pois é - disse eu.
     Ela foi embora, com a cabeça alta. Obviamente desistira dos brasileiros. Eu fui para o outro lado. Deixamos o amigo do Túlio papeando sozinho.



Jornal de Angola - Política

Oi, Gente! Quando tiverem uma oportunidade, passem no Jornal de Angola e leiam alguns dos artigos da Secção de Política. Eu especialmente recomendo a leitura deste artigo.

Wednesday, April 11, 2012

Para Refletir - Preconceito Racial

Gostaria de recomendar o artigo do sociólogo José de Sousa Martins sobre discriminação social e étnica no Brasil.
E, claro, gostaria também de recomendar o trabalho de pesquisa do Professor Jefferson M. Fish - "Mixed Race Studies"

Tuesday, April 10, 2012

Entrevista com Dennis Hearne - Consulado Americano em Minas Gerais

Leiam a entrevista do Cônsul Geral dos Estados Unidos, Dennis Hearne, sobre o que motivou os Estudos Unidos a abrirem um consulado em Minas Gerais.

John Matel - Entrevista para o jornal Zero Hora

Nosso ex-aluno John Matel foi entrevistado pelo jornal Zero Hora. Como soubemos ontem, os Estados Unidos reabrirão o consulado de Porto Alegre. Dica da Professora Silede G.

Vamos ao cinema?













 
Life in a middle-class neighborhood in present day Recife, Brazil, takes an unexpected turn after the arrival of an independent private security firm. The presence of these men brings a sense of safety and a good deal of anxiety to a culture which runs on fear. Meanwhile, Bia, married and mother of two, must find a way to deal with the constant barking and howling of her neighbor's dog. A slice of 'Braziliana', a reflection on history, violence and noise.

Sunday, April 15        7:30 PM Landmark's E Street Cinema       $11.00  
Tuesday, April 17       6:30 PM Landmark's E Street Cinema       $11.00  

Dica de cinema da Professora Diana OK

Monday, April 9, 2012

Samba Classes in DC - Não Deixe o Samba Morrer

Começamos a semana com o pé direito e com muito samba no pé! Vocês sabiam que às segundas e aos sábados há aulas de samba no MamaSita em Washington-DC? Se têm interesse de aprender a dançar esse famoso ritmo brasileiro, essa é, sem dúvida, uma ótima oportunidade. Tenham uma excelente semana!


Abaixo, duas musas do Carnaval Brazuca, Alcione e Beth Carvalho:



Friday, April 6, 2012

Feliz Páscoa e Feliz Pessach!

"Bacalhau Podre de Trás-os-Montes"


"Kneidelach" e "Yuch"


Bom fim-de-semana e Bom apetite !!!

Thursday, April 5, 2012

EUA emitem 62% mais vistos para brasileiros em março

Muito, muito, muito trabalho à sua espera... : )





A Diversidade da Família Brasileira


Eu gostaria de recomendar a leitura da pesquisa que foi publicada na Folha de São Paulo sobre as mudanças no perfil da família brasileira. 


Por Almira H.

Diplomacia Brasileira - Concursos para o Itamaraty

O jornal O Globo publicou ontem uma notícia sobre a criação de 400 novos cargos para a diplomacia brasileira. Vale a pena ler o artigo.


Por Dione P.

Jovem brasileira passa em Harvard

Mais uma motivo de orgulho para todo o mundo Lusófono, a estudante Tábata Amaral de Pontes foi aprovada em seis prestigiadas universidades americanas. Não deixem de ler o artigo.

Por Maria P.

Wednesday, April 4, 2012

Fotos de modelos (sem) retoques...

Olha só o que vazou na Internet...Será que, finalmente, nós mulheres aceitaremos as nossas curvas e pequenas imperfeiçõezinhas como elas de fato são, formas físicas simplesmente LINDAS?

Por Celeste M.

Tuesday, April 3, 2012

Opinião - Curso de Imersão em Portugal


A minha viagem de imersão a Portugal foi uma experiência excelente. Durante o período em que estive por lá, eu vivi com uma mulher e o seu cãozinho. Ambos já eram de idade e, felizmente, quase sempre estavam em casa.  Para praticar o português, essa situação era óptima, porque a Dona Donzilia sempre estava pronta para ver as notícias e conversar sobre os assuntos do dia. E, claro, o cãozinho também era um bom parceiro com quem eu podia falar.

 Eu estudava no centro de Línguas CIAL com um grupo pequeno de alunos internacionais, alguns eram da Alemanha, outros da Suiça e do Japão.  O nosso professor, Virgilio, fez uma boa revisão dos pontos complicados da gramática, o que, para mim, foi muito útil.  Todos os dias, a escola organizava uma excursão cultural para os alunos. A companhia de meus colegas era sempre boa e nós aprendíamos muito sobre a história e  sobre a cultura da cidade.

Aliás, eu consegui viajar um pouco pelo país.  Eu visitei Sintra e caminhei pelos jardins misteriosos e fantásticos de lá.  Em Coimbra, eu visitei a universidade mais antiga de Portugal, onde os alunos vestem capas pretas nas aulas. Eu também fui ao Porto, onde eu provei os vinhos mais famosos da cidade. Há uma livraria antiga e belíssima que se chama Livraria Lello, que, a propósito, eu gostaria de recomendar aos futuros viajantes.

No entanto, o que mais impressionou-me foi a bondade das pessoas de Portugal, por todos os lados por onde eu ia, sempre havia alguém para tirar as minhas dúvidas sobre direcções e para informar-me sobre novos e interessantes lugares para visitar. Quase todas as pessoas mostravam-se bastante solícitas e sempre tinham tempo de dar informações em detalhe a esta estrangeira com sotaque esquisito.


Sem hesitação, eu recomendaria um programa de imersão em Lisboa. A meu ver, esta experiência deu-me um alto nível de inspiração e de amor renovado pela língua, e o mais importante: a energia de que preciso para continuar os meus estudos.

Por Caroline S.