Algumas dicas para aqueles com destino a São Paulo
Chegando em SP:
- O principal aeroporto, que recebe a maioria dos vôos internacionais é o Internacional de Guarulhos, cidade próxima a SP.
- As corridas de táxis de Cumbica variam de acordo com o destino final. (http://precodotaxi.com/sao-paulo/)
- A temperatura na cidade varia muito. É normal as manhãs serem um pouco mais frias e depois esquentar.
O paulistano
- Apesar de o paulistano gostar de conhecer pessoas novas e fazer amizades, eles são normalmente mais fechados (talvez por causa da correria da cidade ou por medo da insegurança). Porém, podem ser solícitos a pessoas pouco conhecidas quando necessário.
Transporte
- Metrô (http://www.metro.sp.gov.br/). O transporte público no geral não funciona de madrugada. Nessa situação é melhor optar por um táxi. Os táxis são caros, mas levam para qualquer lugar que você precise ir. Ônibus NUNCA.
- Caso tenha algum compromisso com hora marcada, é bom sair com antecedência, pois a cidade tem trânsito intenso, mesmo à noite e aos finais de semana. - De segunda à sexta-feira, há o rodízio de carros: para cada dia da semana, carros com certa terminação numérica não podem circular na cidade. Por exemplo, segunda feira, os carros com placas que terminam com o número 1 e 2 não podem circular. Na terça-feira, carros com placas que terminam em 3 e 4, e assim por diante.
- O Brasil tem a maior frota de motos do mundo, especialmente por causa dos serviços de motoboy. Os motoboys são um problema no trânsito paulistano, pois a maioria deles não respeita certas leis de transito.
- São Paulo também tem a maior frota de helicópteros do mundo.
Segurança
- Fiquem sempre de olho em bolsas e mochilas e demais pertences pessoais para evitar assaltos. Caso isso aconteça, não reajam!
- Bairros como Itaim, Moema, Jardins, Bela Vista, Ibirapuera e Vila Madalena são tranquilos, até mesmo para andar no início da noite. Obviamente, deve-se ser discreto em relação a seus pertences, especialmente celulares.
Hospedagem
- Os hotéis da cidade são sempre muito procurados, por isso é bom reservar com antecedência. Além disso, ficar nos bairros próximos aos metrôs facilita a locomoção, além de serem os melhores bairros mesmo. Sugestão de locais: Jardins, Bela Vista, Moema, Itaim, Ibirapuera
Lazer
- Há diversos museus e galerias de arte com acervos muitos interessantes. Muitos deles localizados na região central da cidade.
- Gastronomia: uma das melhores coisas da cidade de São Paulo. Há restaurantes de todos os tipos e para todos os gostos e para todos os dias! Devido a diversidade da colonização, somos especialistas em culinárias japonesa, árabe, italiana, espanhola, portuguesa.
- Futebol: só vá ao estádio se for acompanhado de amigos/conhecidos brasileiros.
- Praias: as melhores praias estão no litoral norte. Pode-se hospedar nessa região em pousadas com valor médio de diária de R$250,00.
- Parque do Ibirapuera e Villa-Lobos: Nas manhãs de domingo, o parque do Ibirapuera e o parque Villa -Lobos são uma ótima opção de lazer e de experimentar como o paulistano curte os domingos. Nesse parques, as pessoas andam de bicicleta, jogam bola (futebol, voley, etc), brincam com seus filhos, correm, e fazem muitas outras atividades.
- Aos sábados, uma boa sugestão e tomar café da manhã em uma padaria.
-Vida Noturna: São Paulo é uma das maiores cidades do mundo e tem opções para todos os gostos - do samba até as musicas que tocam no todo mundo. Há desde bares com mesas ao ar livre para sentar, beber e comer aperitivos até discotecas caríssimas. Bairros com "night clubs": Vila Olimpia, Pinheiros e Itaim. Bairros com bares: Vila Madelana, Moema, Pinheiros e Itaim.
- São Paulo é uma cidade cara: um almoço ou jantar para duas pessoas, em um bom restaurante, custa em torno de R$120,00 (sem vinho). 10% de gorjeta (tip) já vem incluso na conta.
Colaboração de Viviane Furlan - Instrutora de Português