Friday, December 23, 2011

Os 7 Pecados Alimentares de São Paulo

Com a ajuda de meus amigos paulistas e paulistanos, elaborei uma lista de algumas comidas maravilhosamente perigosas de São Paulo. Cuidado! Muito cuidado! Afinal, o ganho de alguns quilinhos é inevitável!

E a nossa primeira dica é a Pizza Portuguesa, deliciosas camadas de queijo muzzarela, presunto, ovo cozido, cebola, ervilhas, azeitonas pretas e molho de tomate. A propósito, nas cantinas do Bixiga, os cozinheiros acrescentam queijo catupiri às bordinhas desta maravilha! Imperdível!

A segunda dica já foi mencionada até no programa No Reservations de Tony Bourdain. Você talvez já o conheça, estamos falando do delicioso pão francês com mortadela do Mercado Municipal. É inadmissível vir a São Paulo e não provar essa maravilha dos deuses! 

E,claro, não poderíamos nos esquecer do bom e velho "Cuzcuz Paulista", uma mistura encantadora de sardinha, ovos, manteiga, cebola, flocos de milhos e etc.O cuzcuz que eles vendem no restaurante A Fazendinha do Shopping Light,  próximo ao Viaduto do Chá, é soberbo! 

O Bauru parece ser um dos lanches favoritos da "paulistanada", há quem diga que quem o criou foi um estudante da Universidade de Direito do Largo de São Francisco situada no centro de São Paulo.  Clique aqui e leia toda a história.  

Todas as semanas, os restaurantes da cidade  servem o "Virado à Paulista", uma mistura de feijão marronzinho com um monte de outras coisas. Leia a receita aqui e conheça os ingredientes que compõem esse prato típico.

O Yakisoba servido na feira ao ar livro do bairro da Liberdade tem um sabor diferenciado do tradicional, proveniente da China e muito popular no Japão. Os próprios chineses e japoneses da Liberdade afirmam que se trata de um Yakisoba à Brasileira.


As feiras de São Paulo são lugares super "cool", um ritual da vida de muitos paulistas e paulistanos é ir à feira e comer pastel com caldo de cana. Na capital, anualmente, premia-se a barraca que prepara o melhor pastel. Leia sobre isso aqui.

Bom Apetite!


No comments:

Post a Comment