Friday, January 6, 2012

Heitor Dhalia - A Nova Fase do Cinema Brasileiro


Heitor Dhalia nasceu no Recife, em Pernambuco. Ele é parte de uma nova geração de talentosos diretores de cinema, que estão dando o que falar. Nós, felizmente, tivemos a oportunidade de entrevistá-lo.

Luso: Heitor, obrigada por aceitar nosso convite. Eu devo confessar que simplesmente adoro o filme “À Deriva”. Quase todo o mundo diz que o cinema Brasileiro está na sua melhor fase, tanto criativamente quanto financeiramente. Como um cineasta que tem trabalhado nesta área há algum tempo, você concorda com a afirmativa de que é mais fácil fazer cinema no Brasil hoje?

Heitor: Minha carreira profissional no cinema começou em 2003. Menos de 10 anos. Mas sem dúvida, o cinema brasileiro está no seu melhor momento. Acho que também é fruto do amadurecimento do país, da nossa economia. O Brasil vive um “boom” de crescimento. E quando isso acontece, a arte e o entretenimento florescem junto. O Brasil está começando a se descobrir como país. E esse é um momento especial.

Luso: Você tem sido entrevistado por muitas revistas e jornais Americanos. Como a impressa e o público têm recebido o seu trabalho?
Heitor: Estou apenas começando aqui. Há muito curiosidade a respeito do meu trabalho, vou começar a filmar meu primeiro longa aqui na próxima terça. Espero que seja apenas o começo de uma longa história aqui. Adoro o cinema Americano. E a indústria aqui é impressionante. Mas quero também continuar a filmar no Brasil. 

Luso: Eu soube que o filme “À Deriva” concorreu ao Festival de Cannes em 2009. Que legal! Como foi a experiência de participar deste grande festival?
Heitor: Cannes é inesquecível. É um festival maravilhoso que eu adoro. Espero voltar lá em breve com meu próximo filme brasileiro, o Serra Pelada.

Luso: A diversidade de pessoas e culturas que existe no Brasil deve ajudar na escolha de temas.
Heitor: O Brasil é um país cheio de temas interessantes. A questão é achar uma perspectiva nova e dramatúrgica. Não adianta só o tema ser bom, a questão principal é como fazer a sua história ser interessante para uma audiência global. O que importa, no fim das contas, são as histórias e a maneira como elas são contadas. No cinema, a tradução visual também é um ponto importante.

Luso: Você mora em Sampa, o que você acha do atual cenário cultural da  “Paulicéia desvairada”? São Paulo é a melhor cidade Brasileira para se promover um filme? 
Heitor: São Paulo é a cidade mais importante do Brasil, sem dúvida. No entanto, o Rio de Janeiro tem um tradição de cinema mais forte. O cinema do Rio consegue se conectar melhor com o gosto da audiência brasileira. É um cinema mais popular que o de São Paulo, mas o crescimento de qualquer indústria no Brasil necessariamente passa por São Paulo. Para mim, uma das cidades mais interessantes do mundo hoje.


No comments:

Post a Comment