Wednesday, May 2, 2012

Rodrigo Sha: "No Brasil, tudo se mistura com naturalidade e alegria."


Oi, pessoal, como vão? Mais um bate-papo bacana, desta vez, o nosso convidado é Rodrigo Sha, um super saxofonista do Rio de Janeiro e grande divulgador da música brasileira no exterior.

Luso: Rodrigo, muito obrigada por aceitar o nosso convite para este bate-papo. Você tem participado de muitos festivais de música na Europa, como tem sido a recepção das pessoas ao seu trabalho e, claro, à cultura brasileira?

Rodrigo: A receptividade na Europa é maravilhosa. O público europeu é muito interessado não só pela música brasileira, como também por todo tipo de novidades sonoras. O europeu se alimenta de cultura diariamente, o que os torna muito abertos e acolhedores aos novos artistas. Lá o que é consistente tem seu espaço.

 Luso: Eu te acho um brilhante saxofonista, simplesmente adoro a sua participação no vídeo ao vivo do cantor Ritchie; a interpretação que você faz daquele sucesso da década de 80 “Sopra o Vento” é absolutamente fantástica. Sei que você  toca muitos outros instrumentos, como é ser um multi-instrumentista e um representante da cultura brasileira no exterior? Na minha opinião, você é quase um diplomata. 

Rodrigo: Obrigado. O DVD do Ritchie foi um momento super especial mesmo.
Pra mim, ser multi-instrumentista é natural, pois adoro sons, experimentar sonoridades e climas diferentes. Acho que o mais legal é que cada instrumento, a voz, a composição, tudo isso me leva para diferentes universos que vão se somando, isso enriquece a minha linguagem musical e repertório. O importante é entrar a fundo no universo de cada instrumento, principalmente no som dele, pois tudo parte daí.

Luso: Rodrigo, você poderia explicar aos nossos alunos o conceito “miscelânea de cores, sabores e ritmos” mencionado no seu website?  Adorei essa definição da cultura brasileira!

Rodrigo:O Brasil é a pluralidade e a diversidade na sua potencialidade máxima. Eu acho que essa é a nossa maior contribuição cultural para o mundo e também à nossa atitude humana. No Brasil, tudo se mistura com naturalidade e alegria. Isso traz um astral muito especial para a nossa cultura e eu sou fruto disso.

Luso:  Quais são os seus futuros projetos? Você tem planos de vir aos Estados Unidos? Aliás, você já esteve por essas bandas? Como foi a experiência? A maioria dos americanos que conheço são apaixonados pela música e cultura brasileiras.

Rodrigo: Tenho muitos projetos, adoro estar sempre em produção, essa é a minha dinâmica. Não existe um ponto em que eu chego e me dou por satisfeito, existem sim estágios e momentos que vamos eternizando na nossa vida pontuados pela realização de projetos. Esse ano, lançarei um álbum em parceira com DJs de House Music, onde trarei a brasilidade para esse segmento, no projeto " House Spirit Brazil", projeto que venho  apresentando ao lado de DJs e com muita percussão. Também finalizarei um projeto com o Carlinhos Brown, que se chama" Afro2Brazilians", um álbum super bacana que fizemos juntos. E estarei lançando um site que se chama"ORITMO", que já está disponível para cadastro no mundo inteiro.
Já estive nos Estados Unidos algumas vezes e adoro estar aí. Fiz turnês com o Bossa Cuca Nova, Bebel Gilberto e solo. Todas, maravilhosas! Inclusive, em junho, estarei aí tocando na Rio Music Conference em Miami.

Li em seu blog que você já foi ator e, eu, particulamente, acho que a sua interpretação traz uma certa carga de dramaticidade, de intensidade…  Será que isso tem a ver com o fato de você ter passado pelo teatro?

Rodrigo:Na verdade, não sou ator…Fiz um ano de teatro e uma mini-série na Rede Globo, como músico e ator, mas acho que o meu aprendizado com isso tudo é encontrar a minha forma de comunicação, encontrar a minha pegada e explorar a minha presença ao máximo nas apresentações. Acho que é natural, mas também toda essa intensidade vem do amor que tenho pela música, por subir no palco e trocar energia com as pessoas. Isso alimenta a minha alma e me faz sentir inteiro como ser humano e sentir que estou no lugar certo nesse mundo.

Muito obrigada pela participação, querido! Abraços.

No comments:

Post a Comment