Friday, February 10, 2012

Faça um "clique" no "linque" - Documentário de Boris Fausto.


O documentário “História do Brasil” de Boris Fausto abrange o período da história brasileira que vai desde a época colonial até a atualidade.  Se você tiver lido muito sobre a história do Brasil, o documentário provavelmente não vai te interessar.  No entanto, se você estiver “descobrindo” o Brasil pela primeira vez, o documentário, que leva mais de 3 horas, inclui uma riqueza de informação que vai lhe servir como uma boa introdução à historia de um país que pode ser considerado único no mundo. 

Você sabe por que os portugueses da época colonial eram comparados a caranguejos?
 Isso acontecia, porque nos primeiros séculos do Brasil-Colônia, os portugueses quase nunca saíam da parte costeria do país para explorar o interior.

Você sabe quem foi o primeiro monarca europeu a pisar em terra americana?
Foi Joao VI de Portugal, que fugiu de Napoleão e encontrou abrigo no Rio de Janeiro, ficou lá por 13 anos!

Você sabe em que ano a escravidão foi abolida no Brasil?
 Em 1888,o Brasil foi o último país do mundo a abolir a escravidão.

Você sabia que o Brasil tinha sua própria monarquia?
No seculo XIX , o Brasil era governado pelo imperador Dom Pedro II..

Você sabia que um teatro para apresentação de óperas e música erudita foi construído em meio à selva Amazônica?
Sim, é verdade. Durante o “boom” da borracha, no inicio do seculo XX, um teatro enorme e muito elegante foi construído na cidade amazônica de Manaus!

Você sabia que um presidente do Brasil se suicidou?
O presidente Gertulio Vargas se suicidou depois que veio à tona a sua participação na tentativa de assasinar um de seus opositores.

Boris Fausto, acadêmico da Universidade de São Paulo, oferece-nos uma viagem ao longo de cinco séculos de História Brasileira.  Para quem quiser enriquecer o seu conhecimento sobre o Brasil, o documentário, “História do Brasil” é um ótimo resumo que vai lhe despertar uma certa paixão pela história e pela cultura brasileira!   "Clique" no "Linque" para assistir ao "doqui"  : )

Texto de Liam F.

No comments:

Post a Comment