Tuesday, April 3, 2012

Opinião - Curso de Imersão em Portugal


A minha viagem de imersão a Portugal foi uma experiência excelente. Durante o período em que estive por lá, eu vivi com uma mulher e o seu cãozinho. Ambos já eram de idade e, felizmente, quase sempre estavam em casa.  Para praticar o português, essa situação era óptima, porque a Dona Donzilia sempre estava pronta para ver as notícias e conversar sobre os assuntos do dia. E, claro, o cãozinho também era um bom parceiro com quem eu podia falar.

 Eu estudava no centro de Línguas CIAL com um grupo pequeno de alunos internacionais, alguns eram da Alemanha, outros da Suiça e do Japão.  O nosso professor, Virgilio, fez uma boa revisão dos pontos complicados da gramática, o que, para mim, foi muito útil.  Todos os dias, a escola organizava uma excursão cultural para os alunos. A companhia de meus colegas era sempre boa e nós aprendíamos muito sobre a história e  sobre a cultura da cidade.

Aliás, eu consegui viajar um pouco pelo país.  Eu visitei Sintra e caminhei pelos jardins misteriosos e fantásticos de lá.  Em Coimbra, eu visitei a universidade mais antiga de Portugal, onde os alunos vestem capas pretas nas aulas. Eu também fui ao Porto, onde eu provei os vinhos mais famosos da cidade. Há uma livraria antiga e belíssima que se chama Livraria Lello, que, a propósito, eu gostaria de recomendar aos futuros viajantes.

No entanto, o que mais impressionou-me foi a bondade das pessoas de Portugal, por todos os lados por onde eu ia, sempre havia alguém para tirar as minhas dúvidas sobre direcções e para informar-me sobre novos e interessantes lugares para visitar. Quase todas as pessoas mostravam-se bastante solícitas e sempre tinham tempo de dar informações em detalhe a esta estrangeira com sotaque esquisito.


Sem hesitação, eu recomendaria um programa de imersão em Lisboa. A meu ver, esta experiência deu-me um alto nível de inspiração e de amor renovado pela língua, e o mais importante: a energia de que preciso para continuar os meus estudos.

Por Caroline S. 


1 comment:

  1. Parabéns pela linda descrição de sua experiência de viagem em imersão em nosso idioma o Português.Invejei sua viagem a Sintra e Coimbra, repletas de rituais e de velhas histórias. Li com muito prazer e junto com você aprendi a respeito desse povo. Sempre se pode aprender, não é verdade? Parabéns ao DipLusofonia pela qualidade dos textos apresentados. Um abraço aqui do Brasil, Mary Balth.

    ReplyDelete