Wednesday, April 25, 2012

Programas de Intercâmbio Estudantil


Durante as minhas semanas finais de treinamento no curso de português, é fácil perceber que o tempo passou muito rápido. Eu tenho só algumas poucas semanas antes de sair de Washington para o Brasil. E, claro, estou muito feliz por começar um trabalho no consulado em São Paulo.  Eu serei funcionária do departamento para assuntos culturais e educacionais. Eu sei que muitas pessoas não sabem exatamente o que esse departamento faz, por isso, para este post, eu decidi escrever um pouco sobre os programas de intercâmbio da minha seção, os quais são divididos em três tipos: programas para jovens, programas para estudantes e programas para profissionais de diversas áreas de atuação.
Para os jovens, o consulado tem muitas oportunidades. A começar pelo “English Access Microscholarships”, que oferece pequenas bolsas de estudo que ajudam estudantes entre as idades de 14 e 18 anos a estudar a Língua Inglesa e a desenvolver habilidades de liderança; esse programa existe em muitos países e tem 44.000 participantes em todo mundo desde 2004.  Para mais informações, visitem este site
Uma das áreas de grande responsabilidade da seção de assuntos públicos é a de “Educational Advising”, em português, “Aconselhamento Educacional,” na qual os funcionários do consulado podem aconselhar estudantes que querem estudar nas universidades americanas.  O consulado pode ajudar os estudantes a escolher universidades, pode ajudá-los a fazer as inscrições para admissão e também a pedir bolsas de estudo. Para os estudantes que têm muitas qualificações, mas precisam de ajuda com o pagamento da inscrição, o consulado oferece pequenas bolsas de estudo chamadas “Opportunity Scholarships.”  Para mais informações, visitem o site.
O programa “National Youth Science Camp” é um programa de Verão que leva estudantes que têm talento para as ciências, para estudar no estado de West Virginia por cinco semanas.  Eles aprendem muito sobre diferentes tipos de ciências e também têm a oportunidade de participar de muitas atividades ao ar livre. Para mais informações, visitem o site.
Finalmente, o maior programa do consulado para os jovens é o “Young Ambassadors” que significa, em Português, Jovens Embaixadores, que reconhece os esforços de estudantes do sistema público de educação brasileiro. 
Todo ano, o consulado seleciona 35 estudantes que possuem boa personalidade e que são excepcionais em termos acadêmicos, em inglês ou em serviços prestados à comunidade. E, a partir disso, o consulado os envia para os Estados Unidos por três semanas.  Eles se encontram com líderes do governo americano, como aconteceu em 2011, ano em que a secretária de estado Hillary Clinton compareceu à cerimônia.  Cada um deles passa duas semanas com uma família americana e freqüenta uma escola de Ensino Médio.  Esse programa é tão popular que, nos últimos anos, o consulado recebeu inscrições de milhares de estudantes.  Em resposta, o consulado começou um novo programa para os estudantes que não conseguiram admissão ao “Jovens Embaixadores”, tal programa oferece uma semana de imersão em cursos de Língua inglesa e de Cultura Americana, incluindo a celebração do dia 4º de julho, o Dia da Independência dos Estados Unidos.
Além dos programas para os jovens, o consulado tem muitas outras iniciativas para os estudantes e os professores. O maior programa acadêmico do governo estadounidense é o programa da Fulbright. O Senador Americano J. William Fulbright, depois da segunda guerra mundial, acreditava que, para evitar uma terceira guerra mundial, os EUA deveriam criar oportunidades de intercâmbio internacional. Ele achava que a falta de entendimento internacional era a maior causa de conflitos no mundo.  Ele propôs um programa, no qual pessoas de outros países poderiam estudar, ensinar e pesquisar nos EUA e os americanos poderiam também estudar, ensinar e pesquisar no exterior.  Nas últimas décadas, os participantes de intercâmbios da Fulbright têm se tornado líderes no mundo acadêmico, incluindo 43 que venceram o Prêmio Nobel e 29 que serviram como chefes de estado. No Brasil, nós temos uma comissão binacional que administra a Fulbright. Visite o site da Fundação para obter mais informações.
Também, tendo os estudantes como principal foco, a missão dos EUA no Brasil tem programas para estudantes que querem freqüentar as faculdades comunitárias americanas e também para aqueles que querem estudar assuntos relacionados aos Estados Unidos nas universidades brasileiras. Com essa variedade de programas, existem oportunidades para todos os tipos de estudantes do Brasil.
O último programa de intercâmbio internacional, que é administrado pelo consulado em São Paulo, é o programa de visitantes internacionais IVLP, essa iniciativa busca estudantes do Brasil com espírito de liderança e os envia para se encontrar com jovens americanos que atuam no mesmo campo de conhecimento.  Tal programa tem conseguido promover o desenvolvimento de grandes lideranças em todo o mundo por décadas.O programa acontece durante três semanas e une pessoas de diferentes países. Os participantes visitam Washington-DC e, pelo menos, mais dois outros estados americanos. Eles se encontram com líderes dos EUA para compartilhar idéias e experiências. Muitos alunos do IVLP têm conseguido avançar profissionalmente, assumindo posições e cargos elevados em seus países.  Atualmente, 51 alunos do IVLP são chefes de estado ou chefes de governo, um exemplo disso, a Presidente Dilma Rousseff do Brasil.
Depois de todos esses programas, o consulado preserva os vínculos estabelecidos com os participantes, que se tornam “alumni”. Existem várias oportunidades para os “alumni”, resultado dessa interação com os Estados Unidos. A ligação que se forma, durante o intercâmbio, transforma-se num sentimento de amizade permanente.

Por Danna V.B.

No comments:

Post a Comment