Thursday, August 16, 2012

Shanna S - "Bem, é importante sempre lembrar que o processo de aprendizagem de uma língua nunca termina."


Pessoal, mais um bate-papo bacana no nosso blog. Dessa vez, a convidada é nossa querida ex-aluna Shanna S., diplomata americana que morou em São Paulo por dois anos. Como muitos de nossos estudantes estão indo para essa cidade, temos a certeza de que esse bate-papo vai interessar a muita gente.

Luso:  Estamos muito felizes por ter-lhe de volta à nossa escola. Bem, minha primeira pergunta é sobre a Língua Portuguesa: foi muito difícil aprender o idioma? Que estratégias você costumava utilizar para, por exemplo, memorizar o vocabulário e absorver as estruturas gramaticais? E quanto à pronúncia?
Shanna: É um prazer falar com vocês!  Eu tive uma experiencia ótima no Brasil – sempre é um prazer falar sobre isso! 
Eu acho que a Língua Portuguesa é muito linda! Eu curti muitíssimo o meu processo de aprendizagem da língua tanto no FSI quanto no Brasil.  A minha particularidade favorita do português brasileiro é o uso de diminutivos. Eu usei bastante esse recurso durante as “entrevistinhas” (Brincadeirinha, né?).  Bem, é importante sempre lembrar que o processo de aprendizagem de uma língua nunca termina. Durante os meus dois anos em São Paulo, eu continuava estudando e praticando.  Eu usava as entrevistas para adquirir e praticar vocabulário novo. Eu sempre tentava falar em Português com os “LES” no Consulado, apesar deles falarem Inglês super bem.  Eu também tive aulas no Consulado, no meu primeiro ano no Brasil.  A pronúncia do Português, provavelmente, é a caracteristica mais difícil da lingua, especialmente porque todos os professores do FSI têm sotaques diferentes e não existe uma só maneira de se pronunciar as palavras.  No Brasil, eu tive contato com muitos sotaques diferentes; eu acho que o meu preferido é o do Rio. Desculpem-me,amigos Paulistanos! 

 Luso:  Sampa é mesmo caótica, barulhenta e feia? O que há de melhor e de pior na cidade? Quer dizer, como foi o seu processo de adaptação a essa megalópole; você curtiu sua temporada por lá? O trânsito é mesmo o pior aspecto de Sampa?
Shanna: Eu fiquei muito triste por ter de deixar São Paulo, embora, nos meus primeiros meses nessa cidade tão grande, eu tenha me sentido sobrecarregada e com muitas saudades da natureza!  É enorme mesmo e é difícil se localizar na cidade por causa do trânsito e os GPS’s sempre erram.  Mas, depois de explorar e conhecer a cidade, descobri bairros deliciosos e históricos, barzinhos e botequinhos charmosinhos, parques e museus interessantes e um monte de outras coisas…  
Sobre o trânsito: Eu não acho tão horrível.  É preciso planejar os passeios e saídas para evitar as horas mais pesadas.  Por exemplo, na sexta-feira à noite, eu nunca entrava no meu carro, porque eu sabia que levaria três horas para viajar 1km.  Com planejamento, o trânsito não é assim tão opressivo.

Luso: São Paulo é um grande centro urbano e, portanto, apresenta vários problemas e desigualdades sociais de toda espécie. A violência e a falta de segurança são, como toda a certeza, sérios problemas vivenciados por todos aqueles que vivem na cidade. Como você encara esta questão e que dicas você daria aos seus colegas que estão indo morar lá?
Shanna: Bom, graças a Deus, eu nunca tive nenhum problema.  Talvez fosse uma ilusão, já que com toda a segurança de nosso prédio, eu sempre me sentia segura em casa.  Eu morei nos Jardins e, para ser sincera, nunca fechei as portas de meu apartamento; mas eu não, necessariamente, recomendo que os meus colegas façam isso!  Mesmo à noite, eu passeava nas ruas com o cachorro e não tinha medo.  Havia momentos em que eu ficava perdida na cidade e eu me deparava com regiões um pouco assustadoras.  No entanto, no meu carro, eu sempre sentia mais medo, provavelmente porque eu nao podia controlar o ambiente ao meu redor e por isso  sempre fechava as portas do carro!

Luso: Como você deve ter notado, a maioria dos brasileiros adora falar sobre comida. De tudo o que você provou da diversa culinária brasileira, de que você mais gostou?
Shanna: Nossa, que pergunta difícil!  Eu adoro açai na tigela e tenho muitas saudades dessa delícia!  As frutas exóticas (e baratas!) eram sempre frescas e deliciosas, assim como os sucos, os pastéis, os chopes, as feijoadas, as pizzas, etc.  E viajando para fora de São Paulo, você pode encontrar comidas diferentes como os peixes enormes e típicos do Amazonas, o açai esquisito do Nordeste e a comida diferente da Bahia.  Eu provei muita coisa!

Luso: Que expressões bacanas você aprendeu em Sampa, além do óbvio “legal”? 
Shanna: “Nossa!”;  “Vai com Deus”; “Logico”; “Bacana”; E qualquer frase utilizando diminutivos, como por exemplo, “tudo certinho”.

Luso : A pergunta é tola, mas para finalizar: Você tem um lugar favorito na cidade? Que lugares de Sampa realmente chamaram a sua atenção?
Shanna: Eu tenho vários…Nos Jardins, eu adorei a “Lanchonete Ministério” para bebidas baratas; no Centro, o “Bar Brahma” aos Sábados para feijoada e samba; na Vila Madalena tem um monte de lugares bacanas; a Bela Vista é um bairro legal que tem muitos restaurantes e barzinhos interessantes; em Moema  o “Pain et chocolate” para um brunch. 
E, no Rio, eu ADORO o “Bip Bip” e a “Toca do Vinicius” para música ao vivo; E, claro, o Morro da Urca para ver o pôr do sol. Na verdade, o Brasil tem uma infinidade de lugares super legais!

Obrigada por participar desse bate-papo, querida. Beijos e abraços de suas saudosas professoras. 


No comments:

Post a Comment